Author Topic: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?  (Read 58910 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

DME

  • Guest
Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« on: February 28, 2012, 05:08:30 PM »
Estou recebendo a todo instante a seguinte msg do Avast: "Uma ameaça foi detectada"
                  Objeto:C:\Documents and Settings\meunome\winlogon.exe
                  Infecção:Win32:Crypt-LNO [Trj]
                  Processo:C:\WINDOWS\system32|crrss.exe
                 
Decidi por quarentena, depois por excluir, aí
Avast me deu como detalhes:

Infecção http://girl-fat.com/2/z.php?ch (e,depois, http://girl-fat.com/2/z.php?ch=1
URL:       Mal
Processo: C:\WINDOWS\system32\crrss.exe

Bem, há alguns dias recebo mais ou menos de 10 em 10 min esta msg.Não aguento mais. Informo que sou totalmente iniciante, não entendo quase nada, nem imagino o que seja fazer log. Não há nada na quarentena, apesar de ter sido minha primeira opção. Agora quando resolvo optar por quarentena, ele não aceita, a msg do avast só "some" se eu optar por excluir. Mas sempre volta.
Pegunto:
O que quer dizer Processo?
O que quer dizer a opção Bloquear?(essa pergunta muito me interessa).
Excluindo, excluo também arquivos do meu sistema?
O arquivo que o Avast dá como processo é meu ou é o virús?
Tudo que puder me ser informado será bom, porque sou iniciante. Obrigada.



 

MarcosTavares

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #1 on: February 28, 2012, 05:23:13 PM »
Olá,

já tentou fazer um escaneamento no boot? Abra seu Avast, vá em Escaneamento -> Escaneamento ao reiniciar. Coloque a sensibilidade alta e depois em agendar. Aparecerá um link para reiniciar seu computador. Salve e feche os documentos que estiver trabalhando e reinicie.

Abs.
« Last Edit: February 28, 2012, 05:30:40 PM by MarcosTavares »

DME

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #2 on: February 29, 2012, 03:39:43 AM »
Esse escaneamento no boot, conforme seu resultado e minhas decisões, solucionará o fato de eu estar recebendo a msg de "ameaça detectada" a quase todo momento?
Realmente não estou aguentando mais.
Quanto aquela minha pergunta? "Pra que serve bloquear?" Quarentena, excluir ou "bloquear"?
O que acontece se eu bloquear?
O que realmente vou estar bloqueando. O vírus? O site? ou algum arquivo que eu precise também?
Ah, nada demais, mas não sou eu que entro no tal site, o computador não é usado por mim somente. Estudo muito pela Internet por isso preciso resolver logo esse problema. Agradeço a ajuda.

DME

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #3 on: February 29, 2012, 03:43:24 AM »
É que o avast me dá essas opções:
 
Mover para quarentena
Excluir
Bloquear

MarcosTavares

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #4 on: February 29, 2012, 12:53:23 PM »
Qual a versão do seu Avast? é aconselhável a fazer uma varredura pelo boot. Se tiver algum vírus, ele irá excluir. Depois atualize para a versão 7. Se necessário, faça uma exclusão limpa conforme o Tech nos informou em alguns tópicos. Veja abaixo:

Se a versão adquirida for a avast! Internet Security, desabilite qualquer firewall, incluíndo o do Windows.

1 - Salve em seu computador a ferramenta de desinstalaçao através do link:
http://files.avast.com/files/eng/aswclear.exe

2 - Reinicie o computador em MODO DE SEGURANÇA:
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/910-como-iniciar-em-modo-de-seguranca.htm
   
3 - Execute a ferramenta que você baixou na etapa 1 (clique duplo)

4 - Clique em REMOVER

5 - Reinicie o computador e avast! será desinstalado. Verifique se a pasta do programa foi removida do seu HD.

6 - Baixe a nova versão diretamente no site do Avast (www.avast.com).

Lembre-se que antes desses passos, faça uma varredura diretamente pelo boot primeiro. Se tiver alguma dúvida em como fazer, passe qual a versão do seu Avast.


DME

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #5 on: March 01, 2012, 01:46:11 AM »

Marcos,
Olá, obrigada pela ajuda. O meu Avast é o avast!Free antivírus 7.0.1407.
Fui, lá, dar uma olhada no "escaneamento ao reiniciar". Em configurações vou colocar
sensibilidade das heurísticas a mais alta(normal), certo?
E deixo assinalado "descompacatar arquivos?
E qual ação determino: "Perguntar( se me perguntar estou frita...)
                                       Reparar
                                       Excluir, etc.", qual ?
Obrigada.

MarcosTavares

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #6 on: March 01, 2012, 01:55:09 AM »
Olá DME,

vamos lá.. segue abaixo as respostas:

Fui, lá, dar uma olhada no "escaneamento ao reiniciar". Em configurações vou colocar
sensibilidade das heurísticas a mais alta(normal), certo? R: Certo
E deixo assinalado "descompacatar arquivos? R: Certo
E qual ação determino: "Perguntar( se me perguntar estou frita...)
                                       Reparar
                                       Excluir, etc.", qual ? R: Costumo colocar em "Mover para Quarentena", pois se deixar marcado como "Perguntar", você terá qeu acompanhar o escaneamento, pois caso encontre algum vírus, ele irá pergunta a você.



MarcosTavares

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #7 on: March 01, 2012, 02:00:31 AM »
Esse escaneamento no boot, conforme seu resultado e minhas decisões, solucionará o fato de eu estar recebendo a msg de "ameaça detectada" a quase todo momento?
Realmente não estou aguentando mais.
Quanto aquela minha pergunta? "Pra que serve bloquear?" Quarentena, excluir ou "bloquear"?
O que acontece se eu bloquear?
O que realmente vou estar bloqueando. O vírus? O site? ou algum arquivo que eu precise também?
Ah, nada demais, mas não sou eu que entro no tal site, o computador não é usado por mim somente. Estudo muito pela Internet por isso preciso resolver logo esse problema. Agradeço a ajuda.

Olá DME,

desculpe, não havia reparado esse tópico... se houver vírus no seu computador, com certeza o Avast irá encontrá-lo para você. O aconselhável é mover para quarentena ou excluir. Se vc bloquear, o virus vai permanecer no seu computador, porém ficará bloqueado para continuar a agir, geralmente é mto utilizado qdo vc não tem certeza se vai interferir ou não no desempenho do seu computador, assim como movê-lo para quarentena.

Cristiane rocha

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #8 on: May 23, 2012, 02:32:19 PM »
OLÁ,
QUANDO CLICO NO EXCLUIR O QUE EXATAMENTE O AVAST ESTARÁ EXCLUINDO?
PORQUE AGORA NÃO APARECE MAIS OS MEUS ARQUIVOS DEPOIS QUE CLIQUEI EM "EXCLUIR", E PARA ONDE VAI? TENHO COMO RECUPERAR MEUS ARQUIVOS?

HELP, É AQUI MESMO QUE TENHO QUE POSTAR?
« Last Edit: May 23, 2012, 02:44:31 PM by Cristiane rocha »

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67195
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #9 on: May 23, 2012, 03:15:41 PM »
"Enviar para Quarentena" permite recuperação (restauração). Esta é a opção padrão do avast!
"Excluir" apaga o arquivo definitivamente, sem possibilidade de recuperação.
Você pode verificar se os arquivos não estão ocultos (Windows Explorer > Ferramentas > Opções de pasta > Modo de exibição > Mostrar pastas e arquivos ocultos).
Você pode tentar restaurar os arquivos com Recuva http://www.baixaki.com.br/download/recuva.htm
The best things in life are free.

Cristiane rocha

  • Guest
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #10 on: May 23, 2012, 03:49:15 PM »
NESTE CASO VOCÊS DEVERIAM COLOCAR UM ALERTA PARA QUE PESSOAS INICIANTES COMO EU SAIBA O QUE ESTAVA FAZENDO. PENSEI QUE ESTAVA EXCLUINDO O VÍRUS E NÃO MEUS ARQUIVOS.ISSO É UM ABSURDO!!! PERDI TUDO!!!!!!!!!!!!!!

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67195
Re: Vírus: quarentena , excluir ou bloquear?
« Reply #11 on: May 23, 2012, 04:03:02 PM »
Você (ainda) não perdeu tudo: os arquivos podem ter sido ocultados ou simplesmente apagados pelo Windows Explorer.
Você tentou as outras opções?
Provavelmente, o avast! simplesmente excluiu o arquivo de vírus (o próprio vírus pode ter excluído/ocultado os demais).
The best things in life are free.