Author Topic: Como eliminar um possível trojan de um pendrive sem perder os arquivos?  (Read 11208 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Lelis

  • Guest
Olá,

Tenho uma gravação de uma câmera de segurança para analisar, porém esta veio salva no pendrive com um "trojan", ainda não abri em meu PC, porém, gostaria de saber como o Avast poderia me assegurar o acesso sem danificar meu computador.

obrigada!

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6669
  • volunteer
Como desabilitar o autorun no Windows

http://andafter.org/publicacoes/como-desabilitar-o-autorun-no-windows_1959.html

 
Todas as vezes que você conecta um pendrive desconhecido no seu computador você está correndo um risco, porque um pendrive pode disseminar malware junto com os dados, bem como infectar-se se o seu computador já estiver comprometido.
O antivírus avast! vem com alguns escaneamentos pré-definidos, incluindo a capacidade de escanear qualquer dispositivo removível que for conectado ao seu computador, como pendrives, cartões de memória, discos rígidos externos, etc. Ele irá escanear o drive para detectar potenciais programas autoexecutáveis que tentarem ser iniciados quando o dispositivo for conectado.

Para executar manualmente o “Escaneamento da Mídia removível”, selecione a aba de “Escaneamentos” na interface de usuário do avast! Isto irá abrir a janela “Escanear” como mostrado na figura.



Um “Escaneamento rápido” irá verificar o disco C:\ do seu computador, o que normalmente é suficiente para detectar a maioria dos malwares. Somente arquivos com extensões “perigosas” serão escaneados, por exemplo, “exe”, “com”, “bat”, etc. Somente as áreas do início e do fim do arquivo – onde normalmente são encontradas as infecções – serão verificadas.

Um “Escaneamento completo do sistema” executa uma verificação detalhada de todos os discos rígidos do seu computador. O avast! escaneia dentro de cada arquivo para verificar qual o seu tipo e se deve ser escaneado. Todo o arquivo é verificado, o que pode ser útil se você suspeita que alguma infecção não foi detectada pelo escaneamento rápido.

Se você deseja escanear uma ou várias pastas específicas, escolha “Selecionar uma pasta para escanear”.

Lelis

  • Guest
Ok...

Enquanto aguardava a resposta fiquei atualizando o browser, mas não havia nenhuma resposta. Esta só apareceu quando loguei novamente. Aí me precipitei e fiz o escaneamento com o Avast! no pendrive e exclui os arquivos com vírus. O problema é que a pasta com o vídeo ficou vazia, ou eram todos vírus ou o sistema identificou como vírus algo desconhecido. Pergunta: tem como recuperar os arquivos excluídos pelo Avast??? Era a única cópia fiel antes da gravação ser adulterada!!! Help!
Se os arquivos forem recuperado como faço pra saber se são mesmo vírus ou apenas parte do arquivo de vídeo?

Obrigada mais uma vez!

Lelis

  • Guest
Os arquivos supostamente infectados era os seguintes:

Lelis

  • Guest
Os arquivos supostamente infectados e excluídos eram os seguintes (7 no total):

Ameaça: Win32:Dropper-Gen (Drp)

Agora já não acredito que façam parte do sistema. O problema é que o arquivo principal ficou com 0Kb...

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6669
  • volunteer
Ok...

Enquanto aguardava a resposta fiquei atualizando o browser, mas não havia nenhuma resposta. Esta só apareceu quando loguei novamente. Aí me precipitei e fiz o escaneamento com o Avast! no pendrive e exclui os arquivos com vírus. O problema é que a pasta com o vídeo ficou vazia, ou eram todos vírus ou o sistema identificou como vírus algo desconhecido. Pergunta: tem como recuperar os arquivos excluídos pelo Avast??? Era a única cópia fiel antes da gravação ser adulterada!!! Help!
Se os arquivos forem recuperado como faço pra saber se são mesmo vírus ou apenas parte do arquivo de vídeo?

Obrigada mais uma vez!

se ainda não tiver na quarentena,supostamente não há nada a fazer,os arquivos excluidos não podem ser recuperados,
apagados definitivamente.estou vendo alguma possibilidade para o avast  de Incrementar a opção Desinfectar ou limpar que remove o virus do arquivo  mantendo a integridade do arquivo ,quem  nunca perdeu um Trabalho escolar,faculdade,documento importante etc. por causa de virus.
vamos ver quem sabe a proxima versão ?
« Last Edit: March 07, 2013, 03:31:33 PM by jefferson santiag »

Lelis

  • Guest
Obrigada! Aguardemos então...

Abraços!

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6669
  • volunteer
estou torcendo para que seja colocado logo. :)