Author Topic: Como o Babylon Toolbar entra no PC  (Read 4258 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

jefferson santiago

  • Guest
Como o Babylon Toolbar entra no PC
« on: November 04, 2012, 11:47:28 PM »
A Babylon Toolbar é o tipo de software que muita gente tem no PC mas não sabe de onde veio.
 Essa toolbar é instalada durante a instalação de programas parceiros da Babylon Search, que normalmente avisam sobre as modificações que serão feitas nos navegadores, mas colocam esse aviso em letras pequenas, com o texto quase apagado, e sem explicar claramente que um software adicional será instalado, modificando a página inicial, a página da “nova aba” e o motor de busca dos navegadores para a Babylon Search.
 Isso porque o Babylon é incluído na ”Instalação Padrão”, que já vem marcada por padrão. Os usuários têm a opção de recusar a instalação da toolbar e da Babylon Search, mas para isso é necessário usar a “Instalação Personalizada” e desmarcar todos os itens desejados.
 
Desinstalador ineficaz
 
A Babylon oferece três desinstaladores, tanto para a barra de ferramentas quanto para a Babylon Search, que podem ser acessados através do Painel de Controle.
 Esses desinstaladores são totalmente ineficazes e não funcionais, pois eles não recuperam a página inicial do navegador para o padrão e também não restauram o motor de busca.
 A página inicial pode ser reconfigurada manualmente, mas não o motor de busca e nem a página que será exibida ao abrir uma nova aba (que vai continuar exibindo a Babylon Search). Qualquer modificação manual feita no motor de busca só é válida para a sessão.
 Ao reiniciar qualquer navegador1, o motor de busca voltará configurado para a Babylon Search novamente. Desta forma, a Babylon Search patrocina os seus sites parceiros, ao colocá-los em destaque e nas primeiras posições nos resultados de pesquisa.
 Numa tentativa de dificultar um processo já disfuncional, um dos desinstaladores, chamado Browser Manager, apresenta um Captcha (imagem com código) antes de iniciar o processo de desinstalação.
 
No navegador
 
A Babylon Toolbar pode passar despercebida, pois ela não contém nenhum ícone, nenhum texto, nenhum atalho. No Internet Explorer, aparece apenas como um vão em branco entre as barras de ferramentas.
 


Essa toolbar não executa nenhuma função, não realiza nenhuma modificação no sistema ou nos navegadores, a não ser visualmente, e pode ser facilmente removida. Porém, a sua remoção não restaura as modificações realizadas pela Babylon Search.
 Devido a esse comportamento agressivo e intrusivo de instalação e marketing, em 2010 a Microsoft classificou o software da Babylon como malware. Como a Babylon modificou o software, duas semanas depois a Microsoft anunciou que não a considerava mais como malware.
 Apesar da Babylon ter voltado a usar o mesmo comportamento que antes a fez cair na classificação de software malicioso, poucos antivírus a consideram assim.
 
Como remover completamente o Babylon Search e o Babylon Toolbar:
 
A desinstalação do Babylon Toolbar consiste em três etapas:
 
1. Remoção básica
 
Resetar a página inicial
 
Resetar o motor de busca
 
Confira cada uma delas, abaixo. Note que, se você possui mais de um navegador, terá de seguir os passos para cada navegador instalado. Logo, os passos para o Internet Explorer são obrigatórios.
 
1. Remoção básica
 
No Internet Explorer
 
Acesse o Painel de Controle > Adicionar Remover Programas e desinstale os programas da lista abaixo:
 •
Babylon Toolbar
 

BabylonObjectInstaller
 

Browser Manager
 

No Google Chrome
 
Abra o Chrome e clique no ícone para o menu do Chrome (que fica no canto superior direito), para abrir o menu de Configurações, depois clique em Ferramentas > Extensões. Localize a Babylon Toolbar na lista e depois clique em remover.
 
No Firefox
 
Abra o Firefox, no menu Ferramentas > Complementos localize a Babylon Toolbar na lista e depois clique em remover.
 
2. Resetar a página inicial
 
No Internet Explorer
 
Abra o Internet Explorer e acesse a página que você deseja configurar como Página Inicial. Depois que ela carregar, pressione as teclas ALT + M. No menu que abrir, marque a opção “Adicionar ou alterar Home Page”. Em seguida marque a opção “Usar esta página da web como a única home page” e confirme.
 
No Google Chrome
 
Abra o Chrome e clique no ícone igual a uma chave, para abrir o menu de Configurações, depois clique em Opções.
 Na aba Básicas > Página Inicial > “Abrir esta página”, digite o endereço da página que você deseja setar como página inicial e reinicie o navegador.
 
No Firefox
 


Abra o Firefox, no menu Ferramentas > Opções > Geral, no campo Página Inicial, digite o endereço da página que você deseja setar como página inicial e confirme no OK.
 
3. Resetar o motor de busca
 
No Internet Explorer
 
Abra o navegador, clique no menu Ferramentas > Gerenciar complementos. No lado esquerdo, clique em Provedores de Pesquisa. No lado direito, selecione o Google (ou outro provedor da lista) e depois clique no botão Definir como Padrão. Feche todas as janelas.
 
O BabylonSearch vai continuar aparecendo entre as opções de motores de busca, mas não vai mais aparecer configurado como padrão.
 
Se quiser removê-lo da lista de motores de busca, o pessoal do Linha Defensiva oferece um arquivo, e para isto basta baixá-lo na sua área de trabalho e executá-lo. Quando perguntado se você deseja inserir as informações ao Registro do Windows, clique em SIM.
 
No Firefox
 
Clique na seta ao lado do ícone do BabylonSearch, no campo de busca e depois clique em Organizar pesquisas, conforme a imagem abaixo:









Na próxima janela, selecione a opção Search the Web (Babylon) e depois clique no botão Excluir.
 
O procedimento acima vai configurar um novo motor de busca no Firefox, e o BabylonSearch vai desaparecer da lista. No entanto, se posteriormente a opção Restaurar para o padrão for usada, o BabylonSearch voltará a aparecer na lista.
 
Para eliminá-lo completamente desta lista, é necessário fazer uma alteração nas configurações avançadas do Firefox. Tal procedimento deve ser realizado com muito cuidado porque se algo der errado, o Firefox poderá ficar instável ou apresentar configurações indesejadas.
 
Para abrir as configurações avançadas do Firefox, vá na barra de endereço e digite about:config. Clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.
 
Na caixa de busca, onde está escrito “Localizar”, digite browser.search.defaultenginename e confirme na tecla enter.
 
Um resultado será exibido, mostrando a palavra “Babylon” no campo “Valor”. Clique com o direito do mouse sobre esse resultado, depois clique em Restaurar.
 
Agora use o Localizar para procurar pela entrada browser.search.defaulturl e restaure-a para o padrão, através do botão direito do mouse.
 
Repita o procedimento para localizar a entrada keyword.URL e restaurá-la para o padrão.
 
Agora feche todas as janelas e reinicie o Firefox.
 
4. Removendo o Babylon Search da Nova Guia, no Internet Explorer
 
Apesar das alterações descritas acima, ao abrir uma nova guia no Internet Explorer, esta guia vai continuar exibindo o BabylonSearch.
 
Para abrir uma nova guia em branco, o pessoal do Linha Defensiva oferece um outro arquivo. E para isto basta baixá-lo na sua área de trabalho e executá-lo. Quando perguntado se você deseja inserir as informações ao Registro do Windows, clique em SIM.

MarcosTavares

  • Guest
Re: Como o Babylon Toolbar entra no PC
« Reply #1 on: November 05, 2012, 01:43:46 AM »
Já fui alvo desse toolbar. Eu uso o programa Revo Uninstaller, do qual remove na raíz o programa, incluindo os atalhos e no registro.

Abs.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Como o Babylon Toolbar entra no PC
« Reply #2 on: November 05, 2012, 01:41:50 PM »
No forum em inglês eu iniciei uma discussão a respeito.
Foram elencados vários links para a solução do problema.

ODEIO BABYLON!
The best things in life are free.