Author Topic: Proteja seu PC com um kit de segurança totalmente gratuito  (Read 2405 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

jefferson santiago

  • Guest
Proteja seu PC com um kit de segurança totalmente gratuito
« on: November 26, 2012, 10:00:07 PM »
Ter o computador 100% protegido contra os males que infectam os quatro cantos da Internet é muito mais do que uma simples vontade, chega até mesmo ser uma completa obsessão para muitos. Pode até parecer exagero, mas basta algumas palavras mágicas para levar o medo aos internautas mais corajosos; dentre elas: roubo de senhas, redes zumbis, invasão de contas bancárias, trojans e tantas outras.
 
Infelizmente a segurança total não passa de utopia, mas é claro que existem técnicas e ferramentas para reduzir drasticamente as chances de receber um ataque; seja de uma invasão ou a simples infecção de um vírus. Para te ajudar nesta difícil e importante tarefa, separamos um pacotão de ferramentas gratuitas que podem te ajudar a evitar os mal feitores digitais.

avast! Free Antivirus


Usar o computador e acessar a Internet sem um bom antivírus, de forma prática, seria algo equivalente a andar descalço sobre a brasa incandescente, uma hora vai acabar queimando. Sim, o simples fato de plugar o seu computador ao modem já o expõe a milhões de ameaças que podem ser encontradas em apenas alguns cliques.
 
Antivírus como o avast! Free Antivirus não só consertam a bagunça quando o PC já está infectado, como também impedem que várias destas ameaças cheguem muito perto de seu sistema. Com o recurso de SandBox desta ferramenta, você executa novos programas em seu PC sem permitir que eles façam alterações no Windows ou arquivos e pastas existentes.
 
E como a principal forma de contagio é a abertura de páginas, o download de programas e a abertura de links perigosos, o avast! analisa em tempo real a sua navegação em busca de ameaças. Ao menor sinal de perigo, a ferramenta bloqueia o acesso ao conteúdo ou o download do arquivo avisando-o precisamente sobre a ameaça encontrada


Comodo Firewall



A principal função de um firewall é barrar tentativas de conexão indesejadas, sejam elas iniciadas por uma pessoa tentando invadir o seu PC ou uma ameaça instalada na máquina que esteja tentando se comunicar com a Internet; neste último caso, o perigo maior seria o envio de informações para o seu criador ou até mesmo permitir o controle total do computador remotamente.
 
O Comodo Firewall bloqueia automaticamente as conexões suspeitas da Internet, bem como permite que você escolha quais programas de seu computador realmente devem acessar o mundo exterior. Com esta estratégia, o seu jogo multiplayer poderá se conectar tranquilamente com os servidores, enquanto que aquele programa meio duvidoso fica incomunicável.
 
A ferramenta simplifica ao máximo a vida do usuário, perguntando no momento de cada nova conexão se aquele programa deve ou não acessar a Internet, nas próximas vezes a escolha é automática. Assim como o avast!, o Comodo Firewall também traz uma ferramenta de Sandbox para isolar a execução de programas suspeitos.
 
WOT for Chrome



Este é um complemento para navegadores que promete afastar o usuário de sites perigosos; dentre eles os que publicam informações falsas, conteúdo ofensivo ou simplesmente distribuem vírus e outras pragas virtuais. Mas não se preocupe com restrição de acesso ou censura, pois a ferramenta à principio apenas alerta visualmente o usuário, a decisão de acessar ou não conteúdo ficará sempre ao seu critério.
 
Mesmo com toda esta liberdade, é possível usar a ferramenta também para filtrar o acesso realizado por crianças; neste caso os sites suspeitos simplesmente não abrem. A confiabilidade dos sites é obtida junto ao depoimento de milhões de usuários do aplicativo WOT for Chrome ou da própria rede WOT, Web of Trust, que em português seria algo como Internet confiável.
 
O complemento está disponível nos principais navegadores:
 •WOT for Chrome ;
 •Wot for Firefox;
 •Wot for Internet Explorer .


TrueCrypt



Com esta ferramenta você pode proteger suas informações mais sigilosas com o uso de criptografia, que bloqueia o arquivo de forma eficiente e somente libera a sua leitura após o fornecimento da senha correta. Mesmo havendo a possibilidade de alguém quebrar a proteção, isso é algo bem remoto quando se escolhe uma boa senha e um método confiável.
 
O TrueCrypt utiliza o poderoso mecanismo de encriptação AES 256 bit, recomendado por órgãos de segurança dos Estados Unidos. Um dos pontos mais interessantes do programa, é a sua capacidade de proteger discos rígidos inteiros, pendrives e pastas em tempo real sem prejudicar muito o desempenho do PC; isso graças a otimizações de encriptação oferecidas pelos processadores mais modernos.


Sandboxie



Sabe aquele momento em que você baixa um programa ou jogo mas não sabe ao certo se deve executá-lo? Algumas vezes o antivírus até avisa que pode existir algo errado no arquivo, piorando ainda mais a situação e aumenta o peso na consciência (ele só quer o nosso bem). Justamente para estas situações que o valente aplicativo SandBoxie foi projetado.
 
Com a ferramenta você pode isolar a execução de programas suspeitos ou que possam ser usados por pessoas mal intencionadas, como os navegadores; evitando assim que eles alterem arquivos importantes e infectem o seu PC. Mesmo que o programa suspeito tente remover um arquivo ou pasta quando aberto pelo SandBoxie, tudo continuará em seu devido lugar.
 
Para se ter uma ideia do poder da ferramenta, até mesmo uma sessão do Windows Explorer (usado para manipular pastas e arquivos) pôde ser totalmente isolada do sistema real. Neste teste, foram removidos arquivos e pastas da suposta Área de Trabalho do usuário; depois de fechar a sessão, tudo estava milagrosamente como antes.
 
Dica: o SandBoxie permite rodar um programa ou jogo várias vezes, mesmo que o desenvolvedor tenha bloqueado a abertura simultânea. Para isto, basta isolar o programa em várias Sandbox.


HijackThis
 


Este programa é uma boa opção para quando você já observou um comportamento estranho em seu PC; dentre eles desligamentos inesperados, lentidão extrema e apresentação de erros estranhos no Windows ou programas aleatórios. O HijackThis faz uma análise minuciosa nos registros do sistema e nos principais arquivos do Windows, fornecendo um relatório completo do que parece estar errado.
 
Com base no relatório fornecido pelo aplicativo e um pouco de paciência, o usuário pode buscar uma solução na Internet ou simplesmente solicitar que a ferramenta conserte o problema; caso esta opção realmente esteja disponível. Além do relatório detalhado, a ferramenta traz uma série de outros recursos, como:
 •apagar arquivos na próxima inicialização do sistema, opção para aqueles arquivos protegidos por pragas que não somem de jeito nenhum;
 •remover programas da inicialização do PC, ótimo para acelerar a abertura do Windows e inutilizar possíveis ameaças;
 •limpador avançado de programas, que permite ao usuário até mesmo fazer alterações nos aplicativos de desinstalação que acompanham as ferramentas.