Author Topic: MSE Antivírus perde a certificação AV-Test  (Read 2020 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

jefferson santiago

  • Guest
MSE Antivírus perde a certificação AV-Test
« on: December 05, 2012, 09:51:17 PM »


A conhecida solução antivírus da Microsoft, a Security Essentials, perdeu a certificação AV-Test em seus mais recentes testes de nível de proteção – entre setembro e outubro – alcançando uma pontuação de apenas 1.5, de um máximo possível de 6.0 para esta categoria. O Microsoft Security Essentials passou em apenas 64% do total de testes de nível de segurança no conjunto de testes do laboratório.
 
grande falha do programa da Gigante de Redmond, foi em não reconhecer um volume satisfatório de ameaças “zero-day”, ou seja, aquelas que ainda não são conhecidas. Este percentual não cobre os requisitos para a certificação AV-Test e, além disso, é bem inferior aos 89% alcançados pela maioria das suítes de segurança avaliadas pelos especialistas da AV-Test.
 
O problema, segundo eles, reside no motor de heurística do software, que é o responsável por detectar comportamentos estranhos de algum processo que esteja ativado no sistema. Em contrapartida, o antivírus detectou 100% das ameaças com pelo menos 3 meses de idade. Mas acredito que isso qualquer software de segurança que se preze conseguiria. Se serve de consolo, o Microsoft Security Essentials se saiu muito bem nos testes de usabilidade, atingindo a nota 5.5 de um máximo de 6.0. Veja como ele se saiu em cada um dos testes realizados:



O pior de tudo não foi nem ter conseguido a certificação AV-Test, e sim ter sido a única solução de segurança a não passar nas provas. Entre os outros softwares avaliados pelos especialistas da AV-Test destaca-se o BitDefender, tendo as pontuações mais altas, considerando-se todos os aplicativos, tanto gratuitos como pagos. F-Secure Internet Security e Kaspersky Internet Security completam o pódio dos três melhores antivírus. Se quiser ver o resultado de todas as soluções avaliadas, basta clicar aqui e ir até o site da AV-Test.
 
Aqui cabe um alerta importante, especialmente para os novos usuários do Windows 8: considerando que a suíte de segurança Windows Defender, que integra o Windows 8, compartilha o mesmo motor de detecção do Security Essentials, talvez seja uma boa ideia que os usuários desses produtos busquem outra solução. Pelo menos até que a Microsoft reforce a sua suíte de segurança e a coloque no nível das demais suítes avaliadas.