Author Topic: Será que a Microsoft irá mesmo aposentar o Windows XP?  (Read 1870 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6677
  • volunteer
Será que a Microsoft irá mesmo aposentar o Windows XP?
« on: December 20, 2012, 02:51:34 AM »
Pesquisadores em segurança acreditam que a gigante continuará a dar suporte ao OS, mesmo que seja apenas para não perder fatia de mercado



Alguns pesquisadores em segurança se perguntam se a Microsoft irá, de fato, aposentar o Windows XP em 8 de abril de 2014, como a empresa anunciou.
 
Depois dessa data, a companhia oficialmente não mais distribuirá atualizações de segurança ou correções de bugs do sistema operacional - mas a MS continuará a oferecer esses benefícios a empresas que pagam contratos de alto custo por esse suporte.
 
Os PCs que continuarem a rodar o XP não deixarão de existir de uma hora para a outra, claro, mas eles estarão vulneráveis a ataques que exploram vulnerabilidades do OS descobertas após essa data.
 
Alguns observadores acreditam que deixar que máquinas continuem a operar o popular - e mais utilizado - OS poderá acarretar problemas. O analista da Directions on Microsoft, Michael Cherry, supôs o seguinte: o que acontece se "um problema de segurança com o XP de repente desencadear enormes problemas na Internet, como um amplo ataque de negação de serviço (DDoS)?" Isso pode se tornar uma crise mundial de tecnologia, e "neste cenário", disse ele, "acredito que a Microsoft teria que fazer a coisa certa e emitir uma correção."
 
O analista da Gartner, John Pescatore discorda com esse ponto de vista e disse que o único cenário que ele poderia imaginar em que a Microsoft estendesse a vida do XP, seria um no qual envolveria considerações comerciais e não preocupações com segurança. A empresa pode continuar a dar suporte ao XP como uma maneira de fazer com que os clientes continuem com o sistema operacional - em vez de arriscar e perder mais participação de mercado.