Author Topic: Atualização 23/12/2015  (Read 2767 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

REDACTED

  • Guest
Atualização 23/12/2015
« on: December 25, 2015, 06:50:12 PM »
Olá!

No dia 23/12, recebi uma notificação de atualização necessária do antivirus (uso o Avast Internet Security). Era uma atualização de 3 componentes e resolvi baixar essa atualização. Depois disso, foi solicitada a reinicialização do sistema e assim o fiz. Assim que o sistema foi reiniciado, percebi que tudo estava alterado: era como se tudo tivesse voltado às configurações iniciais logo quando adquiri meu notebook (interface, não havia mais as pastas que tinha criado, navegadores de internet sem favoritos e como se fossem acessados pela primeira vez, arquivos, etc.) Parecia que tudo havia sido apagado. Chequei a pasta C:\ e o espaço utilizado em disco estava o mesmo. Fiz uma busca pelos arquivos e felizmente eles ainda estavam lá (parecia que só haviam mudado de lugar em subpastas com os mesmos nomes). Depois disso, fiz uma outra reinicialização e desta vez parecia que tudo tinha voltado ao normal, mas agora OS ARQUIVOS DESAPARECERAM DE VEZ! As pastas não continham mais os arquivos de sempre e o espaço utilizado em disco no C:\ diminuiu quase 200gb! Existe o registro dos arquivos, mas eles não estão no local ou não podem ser encontrados. Já tentei várias vezes restaurar o sistema, mesmo com os módulos do antivírus desligados, mas não funciona e aparece sempre a mensagem abaixo:

"A Restauração do sistema não foi concluída com êxito. Os arquivos e configurações do sistema do computador não foram alterados. Detalhes: a restauração do sistema não pôde acessar um arquivo. Geralmente, isso ocorre quando um programa antivírus está sendo executado no computador. Desabilite temporariamente o programa antivírus e repita a restauração do sistema. Erro não especificado durante a restauração do sistema (0x80070005)".

Então, eu pergunto: o que está acontecendo de fato?? Por que isso aconteceu depois dessa atualização? Como fazer para desfazer isso e recuperar meus arquivos??

Att.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #1 on: December 25, 2015, 07:24:00 PM »
Qual o seu Windows?
O seu sistema estava infectado por vírus antes de instalar a atualização?
Já tentou desinstalar o Avast e depois tentar a restauração do sistema?
The best things in life are free.

REDACTED

  • Guest
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #2 on: December 25, 2015, 07:54:19 PM »
Windows 8.1
Na semana anterior, foi feito um escaneamento completo e encontrou alguns malwares e trojans, mas estava bem apesar de um pouco lento.
Não tentei desinstalar o antivirus ainda... tenho até receio de fazer isso e acabar ficando vulnerável demais.
Isso aconteceu depois que houve essa última atualização ou isso é um caso único? O que devo fazer?

Att.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #3 on: December 25, 2015, 08:25:04 PM »
A restauração do Windows não é, nem de longe, um método seguro e completo. Só um backup/imagem do sistema funciona 100%.
Tente desativar o módulo de autoproteção do Avast. Configurações > Solução de Problemas
Instale http://www.toms-world.org/blog/restore_point_creator, escolha um ponto de restauração, clique com o mouse direito, escolha restaurar "... in Safe Mode".
The best things in life are free.

REDACTED

  • Guest
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #4 on: December 25, 2015, 10:12:35 PM »
Segui todos esses passos, baixei o programa e entrei na restauração em modo de segurança... mas volta à mesma mensagem na área de trabalho. Eu não sabia que existiam opções mais completas e seguras que o próprio Windows pode oferecer, mas nem essa que vc sugeriu funcionou. Vc teria outra opção??

Att.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #5 on: December 26, 2015, 06:07:04 PM »
Vc teria outra opção??
Você desinstalou o Avast primeiro?
Tente todos os pontos de restauração no Modo Seguro. Se nenhum funcionar, infelizmente, não há outra solução.

Para backup completo (imagem) tento o MacriumReflect Free. -http://www.macrium.com/reflectfree.aspx
The best things in life are free.

REDACTED

  • Guest
Re: Atualização 23/12/2015
« Reply #6 on: December 27, 2015, 02:55:18 PM »
Depois de muitas tentativas, parece que umas das restaurações funcionou. Foi concluída com êxito, mas não recuperou todos os arquivos completamente. Aparentemente, as pastas estão como estavam na data do ponto de restauração, mas nem todos os arquivos estão lá. Tenho receio de tentar fazer outra restauração e me perder em tantas tentativas que já fiz. Os pontos anteriores a data da primeira restauração que fiz, dia 23/12, não aparecem mais. Maldita hora que eu fui fazer essa atualização!!!! Agora não sei mais o que fazer!!  >:( >:( >:(