Author Topic: O ransomware baseado em Petya está se espalhando e infectando computadores em ..  (Read 1354 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6677
  • volunteer
Além de relatos de um enorme ataque cibernético atingindo várias empresas na Ucrânia, incluindo bancos, empresas de energia e serviços de transporte, bem como o governo. A Avast acredita que este é outro exemplo do Ransomware baseado em Petya, que foi identificado pela primeira vez em 2016. Alguns meses atrás, o Ranksomware da Petya foi manchado remendado e empacotado como uma variedade diferente de malware chamada PetrWrap. O ataque parece estar se espalhando com incidentes relatados na Rússia, Índia, França, Espanha e também na Holanda. Escritores de malware por trás do ataque, estão exigindo um resgate de US $ 300 a ser pago na criptografia Bitcoin.
Leia o artigo completo aqui:
https://blog.avast.com/pt-br/ransomware-familia-petya-vulnerabilidade-eternalblue-infectando-computadores-mundo
https://www.avast.com/c-petya
Os clientes que usam as versões mais recentes do Avast, estão protegidos contra o Ransomware baseado em Petya. Se o seu PC estiver infectado com o Petya, nosso antivírus irá detectá-lo, colocá-lo em quarentena e destruí-lo. Se ele detecta que o Petya está tentando entrar no seu computador, isso impedirá que ele entre. Nós forneceremos atualizações regulares para proteger contra possíveis variantes futuras. Se você estiver preocupado, certifique-se de que seu software antivírus esteja atualizado. Finalmente, recomendamos que todos os usuários do Windows, atualize seus sistemas com todos os patches disponíveis o mais rápido possível.
Outros artigos de referência:

Techworld - http://www.techworld.com/security/best-ransomware-removal-tools-how-clean-up-cryptolocker-cryptowall-extortion-malware-3626974/ (Ferramentas de descriptografia AVG e produto Avast)
      CIO -  http://www.cio.co.uk/it-security/what-are-best-anti-ransomware-tools-protect-your-organisation-3659192/ (Produto AVG e ferramentas de descriptografia)
      CNET -  https://www.cnet.com/uk/news/unprecedented-cyberattack-hits-businesses-across-europe/ (produto Avast, Comentários  do Threat Labs )
      Fintech -  http://www.fintech.finance/01-news/petya-attack-avast-labs-data-comment/ (Blog Avast completo)
      Forbes - https://www.forbes.com/sites/thomasbrewster/2017/06/27/petya-notpetya-ransomware-is-more-powerful-than-wannacry/#55ef2a8d532e

Atualmente detectamos todas as variantes conhecidas do Ransomware Petya / PetrWrap. No entanto, Petya / PetrWrap é ativamente atualizado com freqüência para evitar a detecção por proteção de segurança antivírus.
Melhores Práticas (Como Ficar Seguro)
       Faça backup regular de todos os dados importantes fora do site
       Desativar macros do Microsoft Office
       Eduque os usuários finais a não abrir arquivos desconhecidos de anexos de e-mail ou da Internet
       Verifique se todos os sistemas operacionais do servidor e da estação de trabalho estão totalmente corrigidos e atualizados
       Verifique se todos os clientes Avast / AVG estão totalmente atualizados para as versões mais recentes e as definições de banco de dados de vírus abaixo ...
Definições de banco de dados de vírus
       Avast: 170628-0 ou mais recente
       AVG: 4779/14620 ou mais recente
« Last Edit: June 29, 2017, 04:06:08 AM by jefferson sant »