Author Topic: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS  (Read 12470 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

wetabax

  • Guest
Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« on: March 02, 2011, 03:02:26 AM »
Depois de atualizar o avast para versão 6.0, ele considerou uma dll necessária para enviar arquivos da impressora para o micro (scanear) como virus. Deletou sem perdão, fez um monte de barulho e fim.
Preciso saber:
1) onde fica o LOG do avast em formato TXT de formas que posso copiar / colar as informações do LOG?
2) onde marca dia e hora da atitude do antivirus em apagar um arquivo necessário para a impressora funcionar?
3) como recupero agora o arquivo que o avast deletou sem dó?
4) como eu evito que esse "mardito" antivirus repita essa insanidade com outros arquivos importantes?

obrigado por qq ajuda.
apenas para vcs saberem qual foi o arquivo, como não achei função de copiar / colar, seguem imagens do transtorno (queria ter ido dormir cedo, agora com essa tranqueira, to mais de uma hora tentando achar soluções...)
« Last Edit: March 02, 2011, 03:16:32 AM by wetabax »

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67195
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #1 on: March 02, 2011, 12:31:42 PM »
O avast nunca exclui automaticamente um arquivo. Ele envia para a Quarentena.
Você pode ter mais informações lá (vírus, data/hora, etc.).
Você pode restaurar o arquivo de lá.
The best things in life are free.

wetabax

  • Guest
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #2 on: March 03, 2011, 01:21:10 AM »
O avast nunca exclui automaticamente um arquivo. Ele envia para a Quarentena.
Você pode ter mais informações lá (vírus, data/hora, etc.).
Você pode restaurar o arquivo de lá.

pelo visto a versão 6.0 funciona diferente. Como vc mesmo pode ver na imagem vermelha que enviei em anexo, no primeiro email, acima, ele excluiu de pronto. Já chequei na quarentena, e ela está absolutamente limpa. Agora entrei nas configurações do avast e mudei tudo para "perguntar", pois basta de surpresas.

Tenho quase certeza que a instalação do avast 6.0 configura a exclusão por padrão na segunda opção. I.é, se mover para quarentena não funciona, exclui de pronto. Pelo menos assim estava configurado o meu logo após a instalação - e quando o estrago já foi feito. Agora é pensar como vou recuperar o arquivo, ou serei obrigado a reinstalar todo aplicativo de novo, mas aí o avast vai GRITAR de novo, socorro, tem virus. Como evito o avast de se manifestar?

Pablo Jakelaitis

  • Guest
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #3 on: March 07, 2011, 03:28:49 AM »
Olá,

Você pode sim desativar os sons do Avast!

1- Abra a interface do Avast! e clica em Configurações
2- Na guia de configurações vá ate Sons
3- Se você quizer só desativar a voz, desmarque a opção Use sons de voz
4- Se quiser desativar todos os sons é só desmarcar a opção Habilitar sons do Avast!

Espero ter ajudado  ;D ;D ;D ;D

joelmm2

  • Guest
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #4 on: March 08, 2011, 08:55:06 PM »
Queria resolver um problema que surgiu a pouco,
Quando atualizei a 6a versao do avast e reiniciei o pc (vista premium) ele abriu a area de trabalho com uma mensagem de erro:´

"c:\users\joel\desktop\desktop não está acessível
não existem recursos suficientes para concluir o servico solicitado"

o disco rígido ficou inacessível, mas foi possível reverter pela restauração do windows.
Gostaria de saber o que fazer para resolver o problema, se alguem puder ajudar....

valeu

wetabax

  • Guest
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #5 on: March 08, 2011, 09:00:25 PM »
Olá,

Você pode sim desativar os sons do Avast!

1- Abra a interface do Avast! e clica em Configurações
2- Na guia de configurações vá ate Sons
3- Se você quizer só desativar a voz, desmarque a opção Use sons de voz
4- Se quiser desativar todos os sons é só desmarcar a opção Habilitar sons do Avast!

Pablo, valeu a manifestação, mas qdo me referi a "GRITAR" não me referia ao som, mas ao processo do avast! em resolver probls de encontro de possiveis virus no disco. A alteração a qual me referia é evitar que o programa decida deletar arquivos se não conseguir movê-los para quarentena. E isso já resolvi.
abs
w

wetabax

  • Guest
Re: Avast 6.x e FALSOS POSITIVOS
« Reply #6 on: March 08, 2011, 09:06:48 PM »
[...]Quando atualizei a 6a versao do avast e reiniciei o pc (vista premium) ele abriu a area de trabalho com uma mensagem de erro:´

"c:\users\joel\desktop\desktop não está acessível
não existem recursos suficientes para concluir o servico solicitado"
[...]

[moderador = está em tópico errado, seria o caso de migrar para o tópico certo?]

colega Joelmm2 - existe algo estranho nessa linha de acesso: repare que ele tenta escanear o desktop dentro do desktop. Ou seja, já parte de uma situação anormal do próprio computador, em criar uma pasta desktop dentro da pasta desktop.

Sugiro vc ligar as opções avançadas de visualização de arquivos (ou usar o velho e bom "dir" dentro do ambiente DOS-emulado - "cmd") e clicar em users, joel, desktop e ver o que é esse segundo desktop que ali aparece.

Outra sugestão é clicar com botão direito sobre seu HD, escolher propriedades, e mandar fazer uma limpeza de discos, e na aba avançados, uma reparação de erros (marque apenas a primeira opção das duas ali existentes - a segunda é muito demorada, mas necessária uma vez por ano. Pode demorar em torno de 3h fazer a verificação completa de erros).

Depois disso tudo feito, tente instalar novamente no avast.