Author Topic: aswSP.sys  (Read 15763 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Pedru

  • Guest
aswSP.sys
« on: April 28, 2011, 01:04:12 AM »
Olá,

bom, estou tendo certos problemas desde que atualizei meu Avast!... É o seguinte: já uso Avast! há muito tempo, desde que uso o computador regularmente (2005). Uso Avast! 6.0 Free, e uma vez eu atualizei o programa pra versão mais nova... acho que é 6.00019 algo assim... E desde então eu só tenho tido dor de cabeça!

Possuo um Windows XP SP3, numa máquina com as seguintes configurações (se forem necessárias):
500 GB de HD divido em 4 partições (Windows, Backup, OpenSUSE, Linux-SWAP)
Intel Core 2 Duo E7400 @2.80 GHz
ATI Radeon HD 4650 de 1 GB
Memória de 4 GB de RAM

Eu atualizei e pedi pra reiniciar depois... passei um tempo no PC e desliguei. No outro dia eu liguei o computador e, passado um tempo, o PC reiniciou. Achei realmente estranho! Pensei que fosse algum problema com o hardware (o que é quase impossível, o hardware é novo, de 2009!). Pensei em problema com a placa mãe e fui tentar ligar o Windows novamente. Passado um tempo no PC ele reiniciou. Pensei também que poderia ser um vírus.
Há pouco tempo eu possuía o Linux Mint no meu HD, então loguei nele e passei um tempo lá pra ver se era problema de hardware... Nada... O Linux não desligou nem nada. Achei estranho e fiz de tudo pra tentar limpar o Windows... Fiz um scan com outros programas de malware, mas o PC sempre reiniciava. Tentei até escanear com o Avast, mas reiniciou no meio do scan.

Deixei um pouco de lado, formatei minha partição do Linux, instalei OpenSUSE há pouco tempo, e tentei então resolver os problemas do Windows. Tentei fazer o processo de Restauração, que no início deu certo, mas voltou a reiniciar.

Então, antes da inicialização do Windows eu apertei F8 e selecionei "Desativar reinício automático quando há falha no sistema".

Achei que estava resolvido, mas agora pouco loguei no Windows e em pouco tempo uma BSOD apareceu, dizendo que o problema parecia ser no arquivo aswSP.sys.

Pesquisei pelo tal arquivo e descobri que é um componente do Avast! que costumava dar muitos problemas na versão 4.8... e pelo jeito voltou a dar problemas na versão 6.0. Não me lembro direito do código de erro, mas ele apontava o aswSP.sys como causador de tudo.

Como farei pra resolver esse problema?

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: aswSP.sys
« Reply #1 on: April 28, 2011, 02:55:30 AM »
Veja se na pasta \windows\minidump há arquivos .mdmp para análise.
Você pode comprimir (zip) o arquivo C:\Windows\Memory.dmp, renomear para algo único como Pedru_MemoryDump.zip e enviar o arquivo para o servidor ftp: ftp://ftp.avast.com/incoming/

Avise quando o tiver feito.
Bem vindo aos fóruns !
The best things in life are free.

Pedru

  • Guest
Re: aswSP.sys
« Reply #2 on: April 29, 2011, 05:35:04 PM »
Consegui informações mais detalhadas do erro com a BSOD... Ela aconteceu de novo, anotei uns trechos que achei importantes e aqui vão;

Code: [Select]
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
Code: [Select]
** STOP: 0X00000050 (0xFF7C85A3, 0x00000000, 0xACD31203, 0x00000000
Code: [Select]
Adress ACD31203 base at ACD05000
DateStamp 4d65202b

Não sei o que significam essas coisas, mas talvez signifiquem algo pra alguém aqui...

Já enviei o arquivo! Pode ver lá!

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: aswSP.sys
« Reply #3 on: April 30, 2011, 03:01:51 PM »
Já pedi que eles monitorassem o servidor.
Espero que o arquivo ajude a detectar o que está ocorrendo.
The best things in life are free.

Offline bs

  • Avast team
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 28
Re: aswSP.sys
« Reply #4 on: May 02, 2011, 04:38:55 PM »
Hi!
Thanks for information about this! Is it possible to upload kernel dump of the last problem, please?

Pedru

  • Guest
Re: aswSP.sys
« Reply #5 on: May 03, 2011, 01:32:05 AM »
Hi!
Thanks for information about this! Is it possible to upload kernel dump of the last problem, please?

Yeah, but what file, specifically, would I have to upload? I'm kind of newbie in that kind of thing...

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: aswSP.sys
« Reply #6 on: May 03, 2011, 02:54:27 AM »
Yeah, but what file, specifically, would I have to upload? I'm kind of newbie in that kind of thing...
Please, go to folder \windows\minidump and send the newest (recent) .mdmp files for analysis.
There is also C:\Windows\Memory.dmp file.
Better if you can compress (zip), rename it with an unique name, them and add some information about the BSOD and the link for this thread.  ;)
Upload it to this anonymous ftp server: ftp://ftp.avast.com/incoming/
The best things in life are free.

Pedru

  • Guest
Re: aswSP.sys
« Reply #7 on: May 04, 2011, 01:24:02 AM »
A situação ficou crítica. Como eu necessito do Windows pra certas coisas, eu sempre logo nele. Antes, pra evitar o problema da BSOD era só esperar o Windows carregar todo e esperar um pouco pra todos os programas que iniciavam junto... Se eu fosse ligando os programas logo de cara, dava BSOD. Mas não consegui mais contornar a situação! Dava BSOD o tempo todo... Era ligar um programa, mesmo tendo esperado e... tela azul.

Então eu desinstalei o avast! e instalei outro antivírus. Agora não dá mais BSOD.

Eu já enviei o arquivo Pedru_Memorydump.zip, que na verdade é os arquivos do Minidump... Eu não encontrei o arquivo Memory.dmp... pesquisei no Pesquisador do Windows e não o encontrei.

Desculpe por não ter ajudado a resolver esse problema no Avast!.

English

The situation became critic. As I need Windows to do certain things, I always logon in it. Before, to avoid the problem of BSOD, I used to wait Windows and everything that loads with it, 'cause if I tried to open programs faster it gives BSOD. But I couldn't handle the situation anymore! Even if I wait Windows to load and open a program... bam... BSOD! It was impossible to use Windows.

So, I removed avast! and installed another antivirus. Now I don't have that problems.

I've already send that Pedru_Memorydump.zip, but it's just Minidump Files 'cause I didn't found Memory.dmp in my Windows. I've even tried Windows Researcher, but it founds nothing...

I'm sorry I couldn't help you to solve that problem with Avast!.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: aswSP.sys
« Reply #8 on: May 04, 2011, 04:25:15 AM »
Ainda é tempo de eles verificarem o que aconteceu.
Obrigado assim mesmo.
The best things in life are free.

Offline pk

  • Avast team
  • Super Poster
  • *
  • Posts: 2078
Re: aswSP.sys
« Reply #9 on: May 04, 2011, 01:53:43 PM »
Thanks for minidumps. These two bugs were already fixed, please wait for the next program (= beta) update.
You can disable/uninstall behav. shield until new version will be released.

Thanks.

Offline pk

  • Avast team
  • Super Poster
  • *
  • Posts: 2078
Re: aswSP.sys
« Reply #10 on: May 06, 2011, 07:45:32 PM »
@Pedru, please update to beta 1119 (http://forum.avast.com/index.php?topic=77580.0) and let me know if it's fixed.

Thanks!!