Author Topic: Pendrive infectado travando o computador  (Read 4905 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

lfaria

  • Guest
Pendrive infectado travando o computador
« on: December 16, 2011, 07:44:23 PM »
Enviando a primeira mensagem aqui no forum do Avast.

Trabalho com uma Lan House e me deparo com diversos pen-drivers diferentes, muitos já infectados.

Meu computador está configurado para mostrar arquivos ocultos e de sistema; e com o autorun desabilitado para não executar o pendrive de forma automática.

No passado recente, eu poderia inserir o pendrive, explorar seu conteúdo e o Avast já acusava a eventual presença do vírus. Ocasionalmente não fazia isso automaticamente, mas bastava aproximar o cursor de algum icone suspeito para o Avast avisar sobre o vírus. Em qualquer dos casos a ação era automática, removendo o virus.

Recentemente algo mudou. Se o pendrive estiver infectado, ao explorar, o acesso é bloqueado. O explorer do Windows XP também é bloqueado, obrigando a reiniciar o computador. Se passo o Avast na mídia removível, ele acusa o virus, mas não permite nenhuma ação, seja mover para quarentena, seja excluir. Qualquer insistência congela e tem que reiniciar.

O Avast continua protegendo o computador, não deixa ser infectado, mas causa transtorno por reiniciar um servidor de Lan House (meio demorado). Não sei se a "culpa" é do Avast.

Windows XP Pro, Avast versão 6.1367 e não acusou nenhum vírus em varredura completa.

Gostaria de evitar essa reiniciação e estou analisando as possíveis causas e providências. Se alguém puder ajudar.

Lauro Faria
www.bdibbs.com.br

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Pendrive infectado travando o computador
« Reply #1 on: December 17, 2011, 06:22:32 PM »
Você pode ver o nome do arquivo infectado e o nome do vírus?
Em princípio, a ação padrão do avast é enviar o arquivo para a Quarentena.
Você está usando a versão free ou Pro?
The best things in life are free.

lfaria

  • Guest
Re: Pendrive infectado travando o computador
« Reply #2 on: December 19, 2011, 10:56:57 PM »
Versão Free.
Não parece ter relação direta com o virus detectado, pois parece ser recorrente. São vários vírus diferentes, alguns exemplos:
BV:Autorun-AK
win32:Rimecud-G
win32:Rimecud-I
win32:Rootkit-gen
win32:kukacka
Uma certeza é que ao tentar efetuar uma ação, mover para quarentena, o Avast é o primeiro a não responder mais, depois o desktop, barra de tarefas até ficar impraticável e necessitar o reboot.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Pendrive infectado travando o computador
« Reply #3 on: December 20, 2011, 01:34:58 AM »
Eu recuperaria os arquivos que você precisa (documentos) em uma instalação Linux ou não utilizando o auto iniciar do Windows e formataria o pendrive.

De qualquer forma, a versão free não deveria estar sendo usada em uma Lan House...
The best things in life are free.

lfaria

  • Guest
Re: Pendrive infectado travando o computador
« Reply #4 on: December 21, 2011, 07:30:42 PM »
Entendo.
É que minha máquina pessoal acabou substituindo o servidor e não atentei.
A formatação do pen-drive está fora de questão pois são de vários clientes.
Vou providenciar a substituição do Avast.
Obrigado.

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Pendrive infectado travando o computador
« Reply #5 on: December 22, 2011, 01:51:49 AM »
Procure ter certeza de que o servidor está limpo. Você pode utilizar o Comodo Cleaning Essentials portavel para escanear os pendrives antes de utiliza-los.
The best things in life are free.