Author Topic: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:  (Read 11307 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

edilsonbigaton

  • Guest
Prezados,

Tento logar em minha conta POP3 no meu servidor (tenho um provedor de conteúdo com acesso a email) e recebo a mensagem:

"Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:"

A configuração do avast! está correta (Configurações avançadas no módulo de email > Contas SSL > Servidor locador.net > POP3 > 110 > Encriptação Nenhuma.

Já adicionei Encriptação TLS, IP do servidor de email, com Nenhuma encriptação ou TLS (já que não uso SSL) e NÃO RESOLVE. Começou hoje o problema, até então não havia sendo apresentado. Já excluí também qualquer configuração e o problema não foi resolvido. Voltei a configuração padrão (servidor, POP3, 110 e Nenhuma) e nada!

Sempre reinicio o módulo de email e nada resolve. Já reiniciei o computador e também nada de solucionar.

Utilizo o Thunderbird (TB) 16.0.2 e o Avast! 7.0.1474 (último, segundo o próprio Avast!).

O problema é com o Avast! pois quando desabilito o módulo de email consigo checar a conta normalmente.

Alguém pode me ajudar na solução desse problema?

Att.
Edilson

edilsonbigaton

  • Guest
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #1 on: January 04, 2013, 03:28:42 AM »
Uma informação adicional:

Além de funcionar quando desabilito o módulo de email, quando habilito só essa conta não funciona. Outras contas, de outros servidores, funcionam normalmente com o módulo de email habilitado.

Não consigo entender... Preciso de uma luz! Obrigado!

edilsonbigaton

  • Guest
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #2 on: January 04, 2013, 06:27:53 PM »
Mais uma vez, mais esclarecimentos:

- O SMTP também parou de funcionar, mas isso provavelmente se deve ao bloqueio dos provedores à porta 25 (engraçado que na mesma conexão consigo baixar pela porta 25 de outras contas de outros provedores). Solucionei alterando para a porta alternativa, a 26.

- Como sou administrador do servidor, adicionei uma porta alternativa ao POP3, usando a 1110 ao invés da 110. Agora funciona, mas isso não vejo como uma solução, já que era para vir mensagens pela 110 em se tratando de POP3.

Alguém pode me ajudar?

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6674
  • volunteer
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #3 on: January 04, 2013, 10:21:12 PM »
Para reduzir o volume de spams na web brasileira, o CGI.br. determinou aos provedores de acesso e às empresas de telefonia que não permitam mais o envio de mensagens a partir da porta 25 dos clientes de e-mail, como os softwares Outlook, Windows Mail ou Apple Mail, por exemplo. O CGI pede que essas empresas só liberem o uso de mensagens por meio da porta 587 desses programas, considerada mais segura.
 
A principal diferença entre as portas 25 e 587 é que esta última confere login e senha do usuário antes de disparar uma mensagem. Na prática, isto dificulta o trabalho de spammers ou crackers que montam redes zumbis para disparar e-mails usando a conta de terceiros.

Já usuários que utilizam clientes instalados no PC, como é o caso do Outlook, por exemplo, muito popular em redes corporativas, podem ter o envio de mensagens bloqueado caso ainda usem na configuração do software a porta 25 para disparar e-mail.
 
Quem tiver a configuração antiga e for afetado pelo problema, deverá ir até a aba “configurações de e-mail” de seu programa de mensagens eletrônica e selecionar o item “porta de saída”. Neste campo, será necessário trocar o número 25 por 587.

edilsonbigaton

  • Guest
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #4 on: January 05, 2013, 07:55:22 AM »
Prezados,

Contatei a Avast! pelo fone hoje e fui muito bem atendido pelo Sr. Rafael, o qual merece elogio.

Após explicar o problema a ele e conectar remotamente em meu desktop para entender o ocorrido, percebeu que a solução não era de uma simples configuração, pois toda a configuração estava correta.

Sr. Jefferson Santiag, o problema não era relacionado com a porta 25, conforme relatei nas mensagens, mas sim na 110, POP3, a qual não teve qualquer alteração, pois é a porta de recebimento de email (não de envio, SMTP). Com tudo corretamente configurado, o Avast! simplesmente não deixava meu Thunderbird conectar no servidor para BAIXAR as mensagens (porta 110, POP3).

Após muito discutirmos a respeito, alterarmos configurações e até reparar o Avast! (opção dada no momento em que se tenta desinstalá-lo), o Sr. Rafael sugeriu desinstalar o Avast! e instalá-lo novamente, em outro diretório, para que não usasse qualquer configuração antiga.

Isso solucionou o problema. Como tenho diversas contas de email e recebo mais de milhares de mensagens diárias, creio que o Avast! bugou de alguma forma que só reinstalando para sanar o ocorrido. Instalação personalizada e em outro diretório. BAZINGA!

Para quem tiver o mesmo problema, primeiramente aconselho ou reiniciar o computador ou os módulos do Avast! (pois anteriormente isso havia ocorrido comigo e essas medidas solucionaram o problema). Não funcionando e ao desabilitar o Avast! você perceber que as mensagens vem corretamente, desinstale-o, baixe-o, instale-o no modo personalizado e utilize um diretório diferente do padrão.

Isso solucionou meu problema e fiquei muito surpreso com a atenção dispensada pela Avast!, através do Sr. Rafael, mesmo utilizando a versão gratuita do software. Certamente isso me encorajará a comprar a versão paga num futuro próximo. Muito respeito ao consumidor, coisa que se vê em poucas empresas.

Valeu Rafael! Valeu Avast! Apesar de simples a solução, a atenção dispensada fez a diferença.

Obrigado!

Edilson

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6674
  • volunteer
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #5 on: January 06, 2013, 09:27:33 PM »
Obrigado pelo Feedback

edilsonbigaton

  • Guest
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #6 on: January 14, 2013, 02:36:48 PM »
Prezados,

INFELIZMENTE o problema voltou a ocorrer hoje. Tento baixar minhas mensagens por POP3 e o Avast! bloqueia. Desativando o módulo de email ou desabilitando o escanamento de mensagens recebidas recebo as mensagens normalmente. Voltando a proteção, volta o erro.

NOVAMENTE tive que reinstalar o Avast! para voltar a conseguir que minhas mensagens sejam recebidas normalmente.

Para quem é desenvolvedor do Avast!, fica uma dica para teste: o servidor de email que conecto e dá esse problema no POP3 é um Windows 2003 com MailEnable. Outras contas que tenho em outros servidores não dão qualquer problema (Servidores Linux com EXIM). Mas é um problema do Avast!, não sei se especificamente com o MailEnable, mas só consigo resolver o problema desinstalando e reinstalando o Avast!, o que não é uma solução plausível. Estou a disposição caso queiram esclarecimentos.

Att.
Edilson

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6674
  • volunteer
Re: (Sem assunto)
« Reply #7 on: January 15, 2013, 04:16:07 PM »
Eles não entenderam. Terei que traduzir para inglês e enviar para equipe de desenvolvedores ou postar no fórum inglês. É uma incompatibilidade Do modulo email com Servidor MAIL ENABLE
« Last Edit: January 15, 2013, 10:12:43 PM by jefferson santiag »

edilsonbigaton

  • Guest
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #8 on: January 15, 2013, 06:31:17 PM »
Que o MailEnable é ruim todos sabemos, mas que é tão ruim assim?!

O que me preocupa é o fato de sempre indicar o Avast! aos clientes (tenho uma empresa de hospedagem, locador.com.br). Geralmente reiniciando o Avast! resolvia, mas agora não. Tem que ser reinstalado.

Para tentar ajudá-los, seguem alguns dados que considero úteis do meu cliente de email e dos programas do servidor hospedeiro que administro e utilizo:

O Thunderbird que uso é o último, o 17.0.2 (acho que esse não é o problema, mas já aviso)
Windows Server 2003 R2 Standard Edition
MailEnable Standard 6.0
Mail Enable MTA Administration 1.0

Espero que consigam solucionar o problema, pois tive 2 clientes já reclamando juntamente comigo. Passei as informações que estavam trabalhando no caso e que bastava desinstalar e reinstalar o Avast que não teria qualquer problema, mas as pessoas se irritam ao ter que fazer isso (aliás, atualmente irritam com muita facilidade).

Sucesso a vocês!

Att.
Edilson

Offline jefferson sant

  • Starting Graphoman
  • *
  • Posts: 6674
  • volunteer
Re: Um erro ocorreu com o servidor POP3. A resposta do servidor XXX foi:
« Reply #9 on: January 15, 2013, 06:40:05 PM »
vou mandar agora para equipe de desenvolvimento para corrigir na proxima versão.
ok ja enviei agora só esperar uma resposta
« Last Edit: January 15, 2013, 07:05:12 PM by jefferson santiag »