Prezados,
Contatei a Avast! pelo fone hoje e fui muito bem atendido pelo Sr. Rafael, o qual merece elogio.
Após explicar o problema a ele e conectar remotamente em meu desktop para entender o ocorrido, percebeu que a solução não era de uma simples configuração, pois toda a configuração estava correta.
Sr. Jefferson Santiag, o problema não era relacionado com a porta 25, conforme relatei nas mensagens, mas sim na 110, POP3, a qual não teve qualquer alteração, pois é a porta de recebimento de email (não de envio, SMTP). Com tudo corretamente configurado, o Avast! simplesmente não deixava meu Thunderbird conectar no servidor para BAIXAR as mensagens (porta 110, POP3).
Após muito discutirmos a respeito, alterarmos configurações e até reparar o Avast! (opção dada no momento em que se tenta desinstalá-lo), o Sr. Rafael sugeriu desinstalar o Avast! e instalá-lo novamente, em outro diretório, para que não usasse qualquer configuração antiga.
Isso solucionou o problema. Como tenho diversas contas de email e recebo mais de milhares de mensagens diárias, creio que o Avast! bugou de alguma forma que só reinstalando para sanar o ocorrido. Instalação personalizada e em outro diretório. BAZINGA!
Para quem tiver o mesmo problema, primeiramente aconselho ou reiniciar o computador ou os módulos do Avast! (pois anteriormente isso havia ocorrido comigo e essas medidas solucionaram o problema). Não funcionando e ao desabilitar o Avast! você perceber que as mensagens vem corretamente, desinstale-o, baixe-o, instale-o no modo personalizado e utilize um diretório diferente do padrão.
Isso solucionou meu problema e fiquei muito surpreso com a atenção dispensada pela Avast!, através do Sr. Rafael, mesmo utilizando a versão gratuita do software. Certamente isso me encorajará a comprar a versão paga num futuro próximo. Muito respeito ao consumidor, coisa que se vê em poucas empresas.
Valeu Rafael! Valeu Avast! Apesar de simples a solução, a atenção dispensada fez a diferença.
Obrigado!
Edilson