Author Topic: Rootkit - Erro 5 do Avast  (Read 1752 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

REDACTED

  • Guest
Rootkit - Erro 5 do Avast
« on: April 04, 2017, 03:28:15 AM »
Eu realizei uma varredura completa em meu computador uns dois de dias atrás. O MalwareBytes não encontrou nada, mas o Avast! encontrou um arquivo de rootkit, que ele tratou como várias ameaças (precisamente 6987), e quando eu tento corrigi-lo automaticamente, consertá-lo, movê-lo para Quarentena ou excluí-lo, recebo um erro. A maioria de vezes é o erro 5, mas eu obtenho o erro 50 algumas vezes também. Acontece que o caminho para o arquivo que ele julga "prejudicial" nem sequer existe, ou talvez existisse, mas agora sumiu. Só pra ter certeza, escaneei o computador novamente com o MalwareBytes e a pasta onde estava o arquivo "infectado" com o próprio Avast!, e não encontrei nada.
É um falso positivo ou devo me preocupar?

Agradeço antecipadamente pela resposta :)

Offline Lisandro

  • Avast team
  • Certainly Bot
  • *
  • Posts: 67194
Re: Rootkit - Erro 5 do Avast
« Reply #1 on: April 04, 2017, 01:23:09 PM »
Bem-vindo aos fóruns!

Arquivos ou pastas "sumindo" podem ser sinal de rootkits. Esse é exatamente o comportamento deles.
O erro 5 se deve a bloqueio de acesso pelo Windows (ou pelo próprio driver/serviço do malware).
Sugiro um escaneamento completo ao reiniciar (boot) (Proteção > Antivírus > Outros escaneamentos > Escaneamento ao reiniciar).

Por outro lado, sim, é possível se tratar de um falso positivo. O Avast gera um relatório/histórico do escaneamento. Lá devem estar as informações de caminho, nome do arquivo detectado e malware.
The best things in life are free.